EM NOSSA PELE II

Ainda sobre o livro  Na Minha Pele, de Lázaro Ramos. Como já disse anteriormente, é um livro  bem escrito, sendo fácil a sua compreensão pelos jovens. Mas, vamos ao que interessa, ou seja, como estudantes de classe média podem utilizá-lo didaticamente. Já se passou quase meio século de quando lecionei no ensino médio, portanto, os atuais professores devem, caso necessário, adequar minhas sugestões, além de uma seleção das questões.

1.       Visita a um bairro popular ou pobre, com predominância de moradores negros, para visualizar uma realidade social completamente diferente da vivenciada pelos alunos. E, após, conhecer uma escola de bairro para estabelecer um diálogo com os estudantes locais. Depois, escrever um trabalho sobre o que viram e ouviram, comparando com sua realidade. Deve ser um trabalho  em grupo, para apresentação e discussão das equipes. Minha sugestão é que o bairro seja o Calabar, entrando por Ondina, andando até chegar à Escola Comunitária do Calabar. Será uma forma de conhecer negros pobres,  mostrando como o racismo, o classismo e o sexismo afetam as suas vidas. Mas não só: também as suas formas de resistência, seus desejos e aspirações. Eles são os Lázaros Ramos do passado.
 
2.       Por que Lázaro Ramos resolveu escrever o livro?
 
3.       Qual a diferença ou semelhança da sua infância e tipo de famílias como a sua?
 
4.       Pesquise sobre o afoxé  Filhos de Gandhy e os educadores Makota Valdina e Ubiratan Castro?
 
5.       Como sua família e você tratam a empregada doméstica? Ela recebe todos os direitos trabalhistas? Ela come tudo que sua família come? Como se sentiria sendo filho da empregada domestica?
 
6.       Você vive o seu bairro ou mais o seu edifício ou parentes e amigos da escola? Você tem amigos pobres e/ou pretos? Caso sim, eles vão a sua casa apenas para estudar ou também frequentam sua casa em festas e reuniões sociais?
 
7.       Você tem colegas negros[1] na escola ? Você é amigo deles? Eles tem namorados? Brancos ou pretos? Você namoraria com uma colega negra?
 
8.       Fazer uma pesquisa sobre o Bando de Teatro Olodum. Após a pesquisa, os professores deverão convidar membros do Bando para um debate/reunião com os alunos.
 
9.       Fazer pesquisa sobre os atores Mário Gusmão, Wagner Moura, Carlos Petrovich, Zózimo Bulbul e Antonio Pitanga.
 
10.   De acordo com o livro, quais as maiores dificuldades para o negro e sua família que ascendem socialmente?
 
11.   Faça uma pesquisa sobre o Ilê Axé Opô Afonjá, incluindo Mãe Aninha, Mãe Senhora e Mãe Stela de Oxossi
 
12.   Você já tinha ouvido falar na Lei 10.639? Ela é aplicada em sua escola? Você é a favor ou contra? Por que?
 
13.   Você já foi a uma festa pública de candomblé?  Os professores deveriam levar os alunos ao terreiro do Gantois/Casa Branca/ Axé Opô Afonjá para conhecer e convidar alguém para dar uma aula sobre a religião afro-brasileira.
 
14.   O capítulo Imaginário seria precedido de uma apresentação  de um professor ou convidado para provocar o debate com os alunos. Seria obrigatório para todos os alunos fazerem um resumo do capítulo para demonstrar a sua leitura.
 
15.   Fazer uma pesquisa sobre o Teatro Experimental do Negro.
 
16.   O que você pensa sobre a recusa de Lázaro Ramos que seus personagens usem arma de fogo?  É a mesma coisa que Pelé nunca ter feito publicidade para cigarro ou bebida? Existe semelhança ou diferença? Explique.
 
17.   Os alunos deverão assistir Opaí ó e depois discutir os pontos positivos e negativos ( se existirem) do filme.
 
18.   Se você fosse negro e ascendesse social e economicamente, namoraria mulheres brancas ou negras?
 
19.   Você gostou de Foguinho ( novela Cobras&Lagartos) ? Ou acha que negros não devem fazer papéis humorísticos?  Você acha que negros podem ser galãs? Mulheres negras ficam melhor como empregadas ou patroas?
 
20.   Você é contra ou a favor de cotas para negros? Por que? 
 
21.   O que você pensa sobre a estética corporal negra, sobretudo na valorização dos cabelos crespos?
 
22.   Você acha que a mulher negra é preterida pelos negros ascendentes? E o contrário, os homens  negros são preteridos pelas mulheres negras ascendentes?
 
23.   O negro não melhora de vida por que não sabe aproveitar as oportunidades?
 
24.    Você se acha racista? Você acha que os negros  devem odiar os brancos pelo racismo e desigualdade sócio-econômica? Você acha que os brancos tem responsabilidade pela situação dos negros?
 
25.   Você acha que Lázaro e Thaís merecem o sucesso que atingiram ou existem atores brancos mais talentosos que não conseguiram o lugar que eles atingiram? 



Parabenizo os diretores da instituição por haverem mantido o livro, não apenas pelos assuntos abordados, mas também por sua qualidade. Vamos juntos, brancos e negros, lutar para que surjam, não apenas Lázaros Ramos, mas também cientistas, médicos, juizes, generais e demais profissões valorizadas na sociedade brasileira. Racismo nunca, é uma doença que deve ser extirpada.


[1] Para não chatear o leitor, embora use apenas o masculino, ela envolve os diversos gêneros.

Postagens mais visitadas